Saúde

Cinco exercícios físicos usando a escada de casa

14/06/2017

Qualidade de vida se tornou atualmente assunto constante, consequentemente, o Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) investe cada vez mais em programas sustentáveis, como passeio ciclístico e na divulgação de incentivos de uma vida mais saudável.

O 2º vice-presidente do Sindpol, Carlos José, destaca que a profissão de policial civil é muito estressante e acaba afastando o profissional de suas funções por recomendação médica. “Uma vez diagnosticado o problema de saúde que, muitas vezes, pode estar ligado à vida profissional excessivamente sob pressão e sedentária”, alerta.

A dica de saúde desta semana é usar algo simples e trata de academia: o policial pode utilizar as escadas de casa, do prédio, do trabalho ou próximo a ele para fortalecer os músculos das pernas – coxas, glúteos e panturrilhas, em especial – e melhorar o condicionamento físico.

Segundo a professora de Educação Física Renata Pereira, subir escadas é um exercício intenso, que tonifica a musculatura e traz benefícios ao coração. Além de acelerar os batimentos cardíacos, aciona os principais músculos usados durante uma corrida, servindo como alternativa para manter o condicionamento, destaca a profissional.

O 2º vice-presidente do Sindpol, Carlos José, ressalta a importância da atividade física que diminui substancialmente o risco de doença cardíaca, risco de infarto, câncer, diabetes e pressão alta, entre outras doenças. “Existe vários meios de fazer atividade física, no ambiente de trabalho, em casa, usando as escadas para sair do sedentarismo. Estabelecer um hábito diário constante. E para quem mora em prédio sempre que possível optar pelas escadas” finaliza.

Vamos lá as dicas!

Dica 1: Suba de 10 a 15 degraus somente com a perna direita. Desça normalmente e faça com a outra perna. Execute uma série.

Dica 2: Suba normalmente de 10 a 15 degraus, pulando de dois em dois. Desça normalmente. Iniciantes fazem duas séries. Pessoas de nível intermediário podem fazer uma das séries, usando carga (podem ser duas sacolas com dois quilos de algum alimento, cada, por exemplo).

Dicas 3: Coloque um pé no primeiro degrau da escada. A perna de trás deve ficar alongada, com o pé apontando para frente. Flexione a perna da frente até formar um ângulo de 90º. Fazer três séries de 10 repetições com cada perna.

Dicas 4: Posicione-se da mesma forma do exercício anterior. Flexione a perna dianteira e dê impulso com a de trás. Avance dois degraus. Repita o movimento usando a outra perna. Repita o movimento por toda a escada. Desça normalmente. Iniciantes devem fazer o exercício uma vez. Pessoas com nível intermediário podem fazer duas séries.

Dicas 5: Faça o mesmo movimento anterior, mas, desta vez, use três degraus e não saia do lugar. Faça com as duas pernas. Iniciantes podem fazer três séries de 10 repetições. Pessoas de nível intermediário podem fazer três séries de 12 e ainda usar carga.

No link abaixo você encontra imagens sendo realizados os exercícios.

http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/noticia/2014/12/confira-cinco-exercicios-para-ganhar-tonus-muscular-usando-a-escada-de-casa-4667743.html

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